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Enviando Comunicados para os Moradores

Comunicação Centralizada

A ferramenta de Comunicados é o canal oficial para enviar avisos, atas, convocações e notícias importantes para todos os moradores de forma rápida e registrada.

Este guia cobre desde o envio de um aviso simples até a inclusão de documentos em anexo.


Como Acessar a Funcionalidade

Antes de começar

Para acessar a funcionalidade de Comunicados, primeiro você precisa estar logado no portal do seu condomínio. Se precisar de um lembrete, consulte nosso guia de como acessar o portal aqui.


Enviando um Comunicado Simples (Apenas Texto)

Este é o procedimento para enviar uma mensagem rápida, sem anexos.

  1. No menu lateral do portal, clique em Comunicados.

    Menu lateral do portal administrativo com a opção 'Comunicados' destacada.

  2. Na tela principal da funcionalidade, clique em Criar novo Comunicado.

    Tela de listagem de comunicados com o botão 'Criar novo Comunicado' destacado.

  3. Preencha o Título e a Mensagem do seu comunicado.

    Formulário de criação de um novo comunicado com os campos de Título e Mensagem.

  4. Clique em Salvar. O comunicado será gravado como um rascunho.

    Anexos

    Se você precisar anexar um documento, não se preocupe com isso agora. Salve o comunicado primeiro e siga o guia na próxima seção.

    Após salvar, uma mensagem de confirmação aparecerá. Você pode clicar em Fechar.

    Mensagem de sucesso confirmando que o comunicado foi salvo.

  5. O seu rascunho aparecerá na tela principal, pronto para ser enviado ou para ter um anexo adicionado.

    Tela principal mostrando o comunicado recém-criado na lista.


Anexando um Documento (PDF)

Importante: O Fluxo de Anexos

Para garantir a organização e o registro, todos os documentos anexados a comunicados precisam ser carregados primeiro na seção de Transparência. O fluxo a seguir mostra todo o processo.

Passo A: (Opcional) Otimizando seu PDF

Dica de Performance

Para que os moradores possam baixar o arquivo rapidamente e para evitar problemas com o envio por e-mail, é altamente recomendado que os PDFs sejam comprimidos antes do upload. Ferramentas online como o iLovePDF são ótimas para isso.

  1. Acesse ilovepdf.com/compress_pdf e clique em Select PDF files.

    Página inicial da ferramenta de compressão do iLovePDF.

  2. Escolha o arquivo do seu computador e, em seguida, clique em Compress PDF.

    Arquivo PDF carregado no iLovePDF, pronto para compressão.

  3. Após a compressão, baixe o arquivo otimizado clicando em Download compressed PDF.

    Tela de sucesso do iLovePDF com o botão para baixar o arquivo comprimido.

Passo B: Fazendo o Upload na Transparência

  1. No menu lateral do portal, clique em Transparência.

    Menu lateral do portal administrativo com a opção 'Transparência' destacada.

  2. Na área de upload, clique em Arraste arquivo para cá (ou clique) e selecione seu PDF (o otimizado, de preferência).

    Área de upload de arquivos na seção de Transparência.

  3. Clique em Subir todos os arquivos para enviar o documento para o portal.

    Botão 'Subir todos os arquivos' destacado após selecionar um documento.

  4. O arquivo aparecerá na "Lista de Documentos". Clique no ícone de Editar Documento para preencher suas informações.

    Lista de documentos na Transparência com o novo arquivo e o botão de editar em destaque.

  5. Preencha os campos, clique em Salvar e depois em Voltar para Lista de Documentos.

    Formulário de edição de metadados do documento.

Passo C: Vinculando o Documento ao Comunicado

  1. Volte para a tela de Comunicados.
  2. Encontre o seu rascunho e clique em Editar.

    Lista de comunicados com o botão 'Editar' destacado.

  3. Na tela de edição, role até a seção Anexar Arquivos e selecione o documento que você acabou de subir.

  4. Clique em Salvar e depois em Fechar.

    Seção 'Anexar Arquivos' dentro da edição do comunicado.


Finalizando o Envio

Revisão Final

Seja um comunicado simples ou com anexo, o último passo é o mesmo. Após salvar, o comunicado está pronto para ser disparado para os moradores.

  1. Na tela de listagem, encontre o comunicado finalizado.
  2. Clique no botão Enviar Comunicado.

    Botão 'Enviar Comunicado' em destaque na lista de comunicados.

  3. Confirme a ação. Pronto! Seu comunicado foi enviado.


Última atualização: 2025-12-12
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